Siga-nos:  iconFaacebook  iconTwitter   iconInstagram  iconYoutube   iconPinterest  iconFlikr   iconGplus

Somos Tabernáculo

xpto

Tabernáculo significa tenda ou templo portátil. Foi construído por Moisés sob a orientação de Deus quando ele esteve no Monte Sinai – Ex 24.15-18.


O Tabernáculo era um local consagrado para o culto a Yahweh, um local móvel que era montado e desmontado no deserto de acordo com a movimentação do povo de Deus. O Tabernáculo era o templo portátil que os israelistas carregaram durante 40 anos no deserto e durante seus anos na Terra Prometida antes de Salomão construir o Templo. O principal propósito do Tabernáculo é explicado em Êxodo 25.8,21, 22.

O Tabernáculo aponta para a Igreja que mais tarde o Senhor Jesus Cristo iria estabelecer, é uma revelação de Jesus – Mt 16.13-18. O Tabernáculo foi estabelecido por Deus através de Moisés no Velho Testamento; a Igreja foi estabelecida por Deus através de Jesus Cristo no Novo Testamento. É bom deixar bem claro que Jesus não estabeleceu rótulos, nem denominações, Ele estabeleceu a sua IGREJA, isto é, a Igreja que Ele estava estabelecendo não estava associada à construção de um templo ou a uma organização, nem tão pouco limitada a condições físicas ou geográficas. Jesus estava estabelecendo uma igreja móvel, capaz de se movimentar de acordo com o mover do seu Espírito. Aliás o próprio Jesus Cristo não construiu igrejas e deu exemplo que também era um Tabernáculo vivo do Deus vivo, pois estava sempre em movimento de aldeia em aldeia. Leia: 1 Co 3.16; 2 Co 6.16; Ef 2.21,22; Hb 3.5,6; 1 Pe 2.5

A Bíblia declara que nós somos o Tabernáculo espiritual, casa espiritual, Templo de Deus. Assim como o Tabernáculo no deserto era móvel e transitório, nós também como tabernáculo espiritual somos móveis e transitórios. 2 Co 5.1-4

O apóstolo Paulo vê o nosso corpo como este Tabernáculo, a casa terrestre, portátil, móvel, e também passageira que será revestido do Tabernáculo celestial, isto é, do corpo celestial. 1 Co 15.40; 2 Pe 1.13,14

DESCRIÇÃO GERAL DO TABERNÁCULO

O Tabernáculo de Moisés possuía várias cortinas e coberturas, sobre uma estrutura de madeira. O Tabernáculo possuía três compartimentos ou lugares aos quais as Escrituras se referem como: (1) o Lugar Santíssimo ou Santo dos Santos; (2) o Lugar Santo e (3) o Pátio Externo ou Átrio. Em cada compartimento havia um mobiliário específico:

1- No Lugar Santíssimo:
• A arca da aliança

2- No Lugar Santo:
• O altar de ouro do incenso
• A mesa com os pães da Presença
• O candelabro de ouro

1- No pátio externo:
• O altar de bronze
• A bacia de bronze

Era no Lugar Santíssimo que a própria presença de Deus com sua glória manifesta< (shekinah) habitava. Era ali que Deus se comunicava com o homem, habitando no meio do povo de Israel, assim como hoje Cristo habita do meio de seu povo, a Igreja.

POR QUE SOMOS DAS NAÇÕES?

Somos uma Igreja Apostólica Missionária, e como um dos mais proeminentes dons de um apóstolo é estender seu ministério às Nações, nós somos uma Igreja sem fronteiras, que tem como alvo levar Jesus Cristo aos cinco Continentes, seja em forma de missionários, plantação de igrejas, ou outra e qualquer forma de anunciar a Palavra aos cativos a fim de que sejam libertos.

SOMOS A IGREJA APOSTÓLICA TABERNÁCULO DAS NAÇÕES

Associamos os nossos fundamentos a alguns elementos usados no Tabernáculo construído por Moisés, pois entendemos que tais elementos apontavam para coisas futuras, isto é, para algo que Jesus Cristo iria trazer quando se manifestasse ao mundo. Ex 27.16.

Esses elementos têm um significado tremendo, pois o número quatro, segundo estudiosos aponta para a oportunidade que todos têm para serem salvos. Quatro aponta para os quatro cantos da Terra e a sua plenitude, isto quer dizer que Deus está interessado em salvar todos os moradores da Terra, por isso na entrada para o Tabernáculo, estão quatro colunas. Essas quatro colunas eram revestidas de tecidos que tinham cores diferentes que por sua vez também tem muito significado para nós. As cores eram:

1- Azul
2- Púrpura
3- Carmesim ou Escarlate
4- Branco ou Linho Fino

Estas quatro cores também apontam para algo no futuro, pois estão associadas ás quatro colunas de entrada do Tabernáculo. Para nós estas cores são muito importantes, pois apontam, no nosso entender, para os quatro Evangelhos do Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nós da IGREJA APOSTÓLICA TABERNÁCULO DAS NAÇÕES, associamos estas quatro cores aos Evangelhos, que por sua vez foram associados aos nosso quatro fundamentos.

1- PRIMEIRO FUNDAMENTO – SALVAÇÃO – carmesim ou escarlate – Evangelho de Lucas, que apresenta Jesus como o SALVADOR.

2- SEGUNDO FUNDAMENTO – LIBERTAÇÃO – azul – Evangelho de João, que apresenta Jesus como o FILHO DE DEUS.

3- TERCEIRO FUNDAMENTO – QUEBRA DE MALDIÇÕES – púrpura – Evangelho de Mateus, que apresenta Jesus como o REI.

4- QUARTO FUNDAMENTO – CURA INTERIOR – branco ou linho fino – Evangelho de Marcos, que apresenta Jesus como o HOMEM PERFEITO.

As cinco colunas na porta do Lugar Santo, simbolizam os cinco ministérios da Igreja – Ef 4.11. Deus disse a Moisés que a Porta deveria ser sustentada por 5 postes, 5 ministérios, 5 funções:

1- Apóstolo
2- Profeta
3- Evangelista
4- Pastor
5- Mestre

Estes cinco ministérios se chamam VERDADE (nome da porta do Lugar Santo), nos levam a ela.

1- O que é um apóstolo? É como nosso polegar que pode tocar todos os nossos dedos. O apóstolo pode acumular as demais funções. Ele alcança a todos.

2- Quem é profeta? É como o dedo indicador, apontando e dizendo: Assim diz o Senhor.

3- O evangelista é o dedo maior, alcançando todo o mundo.

4- O pastor é o dedo anular.

5- O mestre é o dedo mínimo que pode meter-se nas áreas pequenas e pode extrair a verdade.

E os cinco dedos formam uma mão, a mão do Deus Vivo. E quando esses cinco ministérios se unem para ensinar a VERDADE – Ef 4.14-16 - acontecem sete resultados:

1- Maturidade – v.14

2- Estabelecidos na fé – v.14

3- Arraigados e fundamentados na verdade.

4- Livres do engano capazes de discernir as palavras – v.14

5- Capacidade de falar a verdade – v.15

6- Crescimento constante.

7- Harmonia e unidade – v.16

Porque Somos Tabernáculo

Tabernáculo significa tenda ou templo portátil. Foi construído por Moisés sob a orientação de Deus quando ele esteve no Monte Sinai – Ex 24.15-18. O Tabernáculo era um local consagrado para o culto a Yahweh, um local móvel que era montado e desmontado no deserto de acordo com a movimentação do povo de Deus. Continue lendo...

Contato

Galeria de Fotos